Internet 4G: qual é o melhor horário para postar vídeo e fotos?

internet 4G

Você usa a internet 4G? A postagem de imagens e vídeos nas redes sociais tornaram-se um hábito para muitas pessoas, inclusive empresas. Basta portar um smartphone e pronto! De acordo com dados da empresa Open Signal, uma média de 81% da sociedade brasileira têm um gasto de tempo de, no mínimo, 3h30 por dia nas redes sociais.

A partir desse número imenso de pessoas registrando tudo à sua volta, permanece o questionamento: que horário é o melhor para utilizar a internet 4G? Quais os lugares do país o upload acontece de forma mais rápida? Veja, a seguir!

internet 4G

Cidades que fazem upload mais rápido com a internet 4G

Por questões de rede e afins, percebe uma melhor performance da internet 4G com as seguintes cidades. Os dados encontraram tendências consistentes em 12 municípios do Brasil. São eles:

  • Belém;
  • Belo Horizonte;
  • Curitiba;
  • Brasília;
  • Fortaleza;
  • Manaus;
  • Goiânia;
  • Porto Alegre;
  • Rio de Janeiro;
  • Recife;
  • São Paulo;
  • Salvador.

A média de velocidades do upload por meio da 4G se reduz ao longo de horas de maiores movimentos, entre às 18h até meia noite. 

Pacotes dos planos pré-pagos TIM vêm com ligações ilimitadas para a mesma operadora, conheça.

Cidades e Mbps de velocidade

A cidade de Belém promoveu o registro de uma lentidão muito maior em relação aos uploads com a internet 4G, apresentando 5,8 Mbps. Recife, por conseguinte, gerou 6,4 Mbps pelo upload. Na cidade de Manaus, o resultado foi 6,5 Mbps.

Em Fortaleza, 6,7 Mbps, sendo que em Salvador, o número computou 7,1 Mbps. Elas também fazem parte da listagem de lugares em que é muito mais difícil fazer o upload de arquivos audiovisuais.

Assim que as redes têm menor congestionamento, entre o período das 0h às 6h, isso tudo vai sendo facilitado. A cidade de Goiânia é campeã em relação à agilidade, apresentando o número de 10,9 Mbps. Depois dela, está Brasília, com 10 Mbps de velocidade. 

São Paulo revela a velocidade de 9,6 Mbps e a cidade do Rio de Janeiro traz o quantitativo de 9,4 Mbps para upload. Belo Horizonte, por fim, está logo em seguida com a quantidade de 9,2 Mbps.

Se a intenção é fazer publicação em horários distintos, pode ser que essa velocidade varie entre a média de 6% a 22% mais rápido. 

Qual é o melhor horário para postar vídeo e fotos?

O upload rápido ou lento varia muito quanto ao teor de capacidade da rede, bem como do quantitativo de usuários ativos naquela rede, no momento em que se está tentando enviar algum documento ou imagem. 

internet 4G

No período da noite, ao passo que grande parte das pessoas já esteja dormindo, bem como um menor número de indivíduos conectados à internet, é muito comum que a velocidade do upload seja muito mais rápida. 

Portanto, se você pode e consegue ficar acordado de madrugada, pode aproveitar esse período para fazer o upload e envio de todo o conteúdo desejado nas redes sociais!

Dicas finais para economizar sua 4G

Para finalizar, dispomos aqui de 2 dicas importantes para você economizar o uso de dados da sua internet 4G. Você sabia, por exemplo, que o Facebook consome 3MB a cada 5 minutos de uso? Veja como é fácil manter a velocidade e Mbps durante todo o seu dia e economizar quando necessário!

Desativar tudo o que não estiver em uso

Sabe aqueles apps que estão ali, roubando sua bateria? Pois bem! Alguns deles podem, certamente, estar, ao mesmo tempo, usando a sua internet 4G. Isso pode corresponder à rede social específica, e-mais, previsão de tempo, notícias. Tudo isso pode fazer uso de notificações ou atualizações, consumindo seus dados.

Por isso, se não estiver fazendo uso disso, o ideal é desativar ou diminuir a atualização da frequência deles. Em seguida, é só verificar as configurações dos apps que foram instalados. Procurar por alternativas como atualizações, notificações, redução de uso de dados e afins é a forma mais simples de encontrar a fonte do consumo.

O WhatsApp pode ser um inimigo e tanto para a internet 4G

Geralmente, a alternativa de download automático permanece em atividade. Isso significa que, todas as fotos, imagens, vídeos e áudios que estão te enviando terão o download de forma totalmente automática no seu smartphone. Qual é o resultado disso? Consumo excessivo da internet. 

O ideal, por conseguinte, é desligar o download automático. Você pode fazer isso acessando as configurações do app. Ao realizar essa simples modificação, você terá uma economia gigantesca da internet 4G.

E aos “esquecidinhos” que possuem banda larga, é bastante importante lembrar de desligar os dados quando chegar em casa. Evite consumir os dados, se você tiver acesso ao wi-fi! Isso fará uma grande diferença para o seu dia-a-dia digital!

Gostou das dicas? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *